TEXTOS DIVERSOS

ARVORE GENEALÓGICA


            TERÁ
            Terá ( em hebraico תֶּרַח / תָּרַח ) ou Taré foi, de acordo com o livro de Gênesis, o pai de Abraão e que teria iniciado a jornada dos hebreus rumo à terra de Canaã.

            Segundo o texto bíblico, após o falecimento de Harã, Terá saiu de Ur dos Caldeus, com seu filhos Abrão, juntamente com Sara e Ló e seguiram em busca da terra prometida. Porém, Terá chegou a uma localidade que ficava no meio do trajeto onde se estabeleceu e deu ao lugar o nome de seu filho Harã.

            A Bíblia conta que Terá faleceu em Harã, tendo vivido duzentos e cinco anos.



            HARÁ
            Harã (em turco: Harran; em hebraico: חרן, harran, antiga Carras, em latim: Carrhae) é um sítio arqueológico no sul da Turquia.

            Na Bíblia é citado como a vila ou região onde Abraão habitou quando saiu de Ur, antes de ir para a Terra Prometida (Canaã).

            Harã também é um dos irmãos do patriarca bíblico mencionado no livro de Gênesis, mas que teria falecido jovem quando o seu pai, Terá, ainda se encontrava em Ur dos caldeus. Ao falecer, Harã teria deixado como descendente o seu filho Ló que, corajosamente, acompanhou Abraão em sua jornada à terra de Canaã.

            Tal fato explica o motivo do nome do lugar, pois, segundo o texto bíblico, Terá deixou Ur com Abraão, Naor, Ló e Sara com destino à Canaã, mas acabou estabelecendo-se num local que passou a ser denominado de Harã em homenagem ao filho falecido.


            Sara (hebraico: שָׂרָה, hebraico moderno: Sara, tiberiano: Śārā; pronunciado /ˈsɛərə/; latim: Sara; árabe: سارة) foi a meia-irmã e esposa de Abraão e mãe de Isaque como é descrito no Antigo Testamento e no Alcorão. Seu nome original era Sarai. De acordo com Gênesis 17:15, Deus mudou seu nome para Sara como parte de uma aliança com Yahweh após Hagar dar a Abraão seu filho Ismael.

            O nome hebraico Sara indica uma mulher de alta hierarquia e algumas vezes é traduzido como “princesa”. Ele também pode significar “senhora”.

            Sara na Bíblia
            Sara foi esposa de Abraão, bem como sua meia-irmã, a filha de seu pai Terá (Gênesis 20:12) com uma mulher diferente de sua mãe. O Talmude identifica Sara com Iscá, filha de seu falecido irmão Harã (Gênesis 11:29), para que Sara se apresentasse como a sobrinha de Abraão e a irmã de Ló e Milca. Ela era considerada muito bela ao ponto que Abraão temeu que quando eles estivessem próximos aos governantes mais poderosos ela fosse tirada dele e entregue a outro homem.

            Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? Gênesis 17:17

            E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. Gênesis 17:19

            A palavra no hebraico quer dizer "princesa" ou mandatária. Seu nome no original era Sarai, que significa "minha princesa". Seu nome foi modificado quando o de Abrão foi mudado para Abraão, quando foi estabelecida a circuncisão como sinal do Pacto Abraâmico.

            Em Gênesis 20.12. Abraão fala de Sara como sua "irmã, a filha de meu pai, mas não a filha de minha mãe". Alguns intérpretes entendem este texto de forma liberal, querendo dizer sobrinha, sendo que Hara era talvez seu pai, meio-irmão de Abraão. Não há como testar esta teoria. Sabe-se que os antigos no Oriente casavam até mesmo com irmãs, prática que mais tarde a legislação de Moisés proibiu, por considerá-la incestuosa (ver Levítico 18.9).



Nenhum comentário:

Postar um comentário