(Do duplo aspecto da
maldade e da virtude)
Capítulo
1
1
Transcrição do testamento que Aser legou aos seus filhos, no centésimo vigésimo
ano de sua vida. Falou-lhes, gozando ainda de perfeita saúde: "Filhos de
Aser, escutai agora o vosso pai! Mostrar-vos-ei tudo o que é justo aos olhos de
Deus. Dois caminhos Deus ofereceu aos filhos dos homens, duas inclinações, dois
modos de comporta-mento, dois tipos de atitudes e dois fins.
2
"Por isso, tudo tem dois lados, correspondendo perfeitamente um ao outro.
Existem dois caminhos, a vereda do bem e a vereda do mal. Por isso é que se
abrigam em nosso peito duas inclinações, inteiramente opostas. Assim, quando a
alma se compraz com o bem são boas todas as suas obras; e se comete um pecado
logo se arrepende.
3
"Aquele que pensa com retidão e repudia a maldade triunfa imediatamente
sobre o mal e evita assim o pecado. Mas quando o pensamento se inclina para a
iniqüidade todas as suas obras resultantes são más; expulsa de si o bem e
agarra-se ao mal, sendo dominado por Belial. E assim converte o comportamento
bom em comportamento mau. Mesmo que comece com o bem, a sua atitude acaba no
mal. O tesouro do diabo está repleto do veneno do espírito da maldade.
Capítulo
2
1
"Aquele que situa o bem acima do mal apenas com palavras está enfim pondo
em prática uma iniqüidade. Quando um homem não tem compaixão por aquele que lhe
foi infiel revela um duplo aspecto; mas o todo é mau. No caso de um homem que
ama um malfeitor por estar este disposto a morrer por ele, isso também tem um
aspecto duplo. O todo porém constitui uma coisa má.
2
"O próprio amor pode ser pecaminoso, quando apenas serve de capa para a
maldade; da bondade leva apenas c nome, mas no final é mau. Um outro rouba,
pratica a injustiça, explora e engana, mas tem compaixão pelos pobres; nesse
caso, uma vez mais, existem os dois lados. O todo porém é uma coisa ruim.
3
"Aquele que se sobrepõe ao seu próximo, provoca a ira de Deus e jura em
falso diante do Altíssimo, mas tem compaixão pelos mendigos; aquele que
despreza o Mestre da Lei, irritando-o, mas oferece alívio aos pobres; aquele
que conspurca a alma, mas ostenta o brilho no corpo; aquele que a muitos mata,
mas só de poucos se compadece, incorre igualmente em atos de dúplice aspecto. O
resultado de tudo porém são ações más.
4
"Um outro comete adultério e fornicação, mas a par disso abstém-se de
alimento. Nesse caso o seu jejum constitui pecado, pois a muitos perverte por
meio da coação e da riqueza. Se apesar de sua imensa iniqüidade observa os
demais mandamentos, isso da mesma forma revela um duplo aspecto. No todo,
porém, prevalece o mal. Tais homens são semelhantes aos porcos, que são puros
por terem os pés ungulados, mas que na realidade são impuros. Foi exatamente
isso que Deus disse nas Tábuas da Lei.
Capítulo
3
1
"Não mostreis dupla face, meus filhos, envolvendo o bem e o mal!
Agarrai-vos somente ao bem! Pois nele Deus se compraz e os homens o desejam.
Fugi da malignidade! Reprimi os vossos impulsos maus praticando boas obras!
Aqueles que têm dupla face não servem a Deus, mas sim às suas próprias paixões;
com isso, agradam a Belial e a ele se assemelham.
Capítulo
4
1
"Os homens bons têm uma só face. Mesmo que os de face dupla os considerem
pecadores, eles permanecem justos diante de Deus. Pois muitos, ao matarem um
criminoso, praticam obra dupla, uma boa, outra má; mas o todo é bom. O mal é
erradicado e eliminado. Um homem pode odiar um misericordioso, que é injusto,
ou um adúltero, que jejua. Isso envolve duplo aspecto; mas o todo é bom. Nisso
segue o exemplo do Senhor; absolutamente não considera como bem verdadeiro
aquilo que apenas aparenta ser bom.
2
"Um outro recusa-se a passar um dia agradável comendo iguarias, não
desejando contaminar sua boca e manchar sua alma. Isso tem duplo aspecto; mas o
todo é bom. Pois esses se assemelham aos veados e às corças; na qualidade de
animais selvagens são impuros, mas no conjunto são puros. Eles possuem o zelo
de Deus, proíbem-se de fazer o que não é permitido pelo Senhor; através do que
é interditado por seus Mandamentos, Ele protege os homens bons do mal.
Capítulo
5
1
"Vede, filhos, como em tudo existem dois aspectos que mutuamente se opõem!
Um está dentro do outro: na riqueza, a cobiça; na companhia boa, a embriaguez;
no riso, as lágrimas; no casamento, o repúdio. A vida segue a morte; à honra
segue o vexame; ao dia a noite; à luz as trevas. Tudo isso se atrela ao dia,
como o que é justo se atrela à vida, e o que é injusto à morte. Por isso também
a morte aguarda a vida eterna.
2
"Não se pode chamar a verdade de mentira, nem o que é justo de injusto.
Pois toda verdade se encontra no horizonte da luz, como o Todo no horizonte de
Deus. Tudo isso foi experiência da minha vida, e jamais me afastei da Verdade
do Senhor. Debrucei-me sobre os Mandamentos do Altíssimo e trilhei com todas as
minhas forças o caminho do bem, na simplicidade do coração.
Capítulo
6
1
"Portanto, filhos, observai os Mandamentos do Senhor, e segui a verdade
com uma mente simples! Pois aqueles que têm dupla face serão duplamente
culpados. Aborrecei os espíritos da sedução, que militam contra os homens!
Guardai a Lei do Senhor! Não considereis como bom aquilo que é mau! Atende-vos
muito mais ao bem verdadeiro! Praticai-o por meio de todos os Mandamentos do
Senhor! Que ele marque o vosso comportamento, nele resida a vossa paz!
2
"O fim dos homens mostrará o que eles foram; naquela hora estarão diante
do Anjo do Senhor e de Satanás. Se uma alma estiver em aflição, é porque é
atormentada pelo espírito mau; a este outrora serviu nos prazeres e em obras
depravadas. Mas se uma alma se apresentar em paz e contentamento, irá ao
encontro do Anjo da paz; e ele a introduzirá na vida eterna.
Capítulo
7
1
"Meus filhos! Não sigais o exemplo de Sodoma que se conspurcou diante dos
Anjos do Senhor, incorrendo assim na perdição eterna. Eu sei com certeza.
Havereis de pecar, caireis nas mãos dos vossos inimigos, vossa terra será
devastada, vossos lugares santos serão arrasados. Sereis dispersados pelos
quatro quadrantes da terra.
2
"Na dispersão sereis considerados como água que foi derramada, até o dia
em que o próprio Altíssimo virá sobre a terra. Ele mesmo aparecerá na forma de
um Homem, comendo e bebendo com os homens. E afogará a cabeça do Dragão na
água. Salvará Israel e todos os pagãos. O próprio Deus se comunica, na forma
humana. Dizei aos vossos filhos que sejam obedientes a Ele!
3
"Eu li nas Tábuas divinas que havereis de desobedecer-Lhe, e que vos
comportareis impiamente na sua presença. Não obedecereis à Lei de Deus, mas sim
aos mandamentos dos homens corrompidos e sacrílegos. Por isso é que sereis
desgarrados, como o foram os meus irmãos Gad e Dan, e não mais reconhecereis a
vossa terra, a vossa estirpe e a vossa língua. Mas o Senhor vos reagrupará na
fidelidade; oferecer-vos-á a Sua graça, por amor de Abraão, Isaac e Jacó."
Capítulo
8
1
Em seguida a essas palavras, passou-lhes ainda a seguinte incumbência:
"Sepultai-me no Hebron!" Em seguida adormeceu, falecendo numa bela
idade. E seus filhos cumpriram segundo ele lhes ordenara. Transportaram-no para
o Hebron e lá o enterraram junto aos seus Pais.
Aser (em hebraico: אָשֵׁר, hebraico
moderno Ašer, hebraico tiberiano ʾĀšēr), segundo a Bíblia, é o um dos 12 filhos
de Jacó, resultado de sua união com Zilpa, criada de Lia. Aser também é o
ancestral de uma das 12 Tribos de Israel, de mesmo nome.
O personagem de Aser não possui
grande destaque no livro de Gênesis, exceto por ter tomado parte na conspiração
junto a seus irmãos que levou José a ser vendido como escravo para uma caravana
em direção ao Egito, e também ter estado junto com seus irmãos no momento da
reconciliação. Em I Crônicas 7:30-40 é traçada a descendência de Aser e seus
filhos Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera.
Aser, junto com seus irmãos, tomou
residência na parte leste do delta do rio Nilo, onde sua descendência
multiplicou-se e originou a tribo de Aser. Segundo os livros do Pentateuco,
Aser seguiu Moisés para a Terra Prometida, embora alguns estudiosos afirmem que
Aser já era uma tribo localizada provavelmente na costa sul da Palestina antes
do Êxodo, a região que, segundo o livro de Josué, ela teria conquistado quando
da tomada de Canaã.
A região original de Aser coincidia
com a terra da Filístia. Antes da ascensão do rei David, a terra de Aser já
pertencia aos filisteus, de modo que a tribo pode ter continuado a existir
apenas como indivíduos ou famílias vivendo em territórios de outras tribos, não
mais como uma entidade individual e identificável entre as outras tribos de
Israel. Os aseritas teriam se unido a Jeroboão quando este reivindicou para si
o trono de Israel, e Aser teria feito parte das 10 tribos do norte que
permaneceram independentes do governo de Jerusalém. A tribo desapareceu
definitivamente dos registros quando Samaria foi tomada pela Assíria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário