(Da valentia, da
cobiça material e da luxúria)
Capítulo
1
1
Transcrição das palavras de Judá aos seus filhos, antes da sua morte. Após haverem-se
reunido, vieram para junto dele. Então ele falou-lhes:
2
"Eu fui o quarto filho do meu pai, e minha mãe Lia deu-me o nome de Judá.
Ela disse: `Sou agradecida ao Senhor, por ter-me dado um quarto filho'. Na
minha juventude eu era muito veloz e obediente a toda palavra do meu pai. Eu
honrava minha mãe e a irmã de minha mãe. Ao tornar-me homem, meu pai
assegurou-me: 'Tu serás um rei, e em tudo terás sorte'.
Capítulo
2
1
"O Senhor deu-me a sua bênção em todas as minhas obras, tanto nas lides do
campo como em casa. Eu sabia que podia correr como uma corça; de fato,
apanhei-a, preparei-a para o meu pai, e este regalou-se. Na corrida, eu
alcançava as gazelas e tudo o mais que se movia em campo aberto. Assim, cheguei
a capturar uma égua selvagem, e amansei-a. Matei um leão e arranquei um
cabritinho dos seus dentes. Agarrei um urso pelo pé e arremessei-o num abismo,
onde caiu e arrebentou-se.
2
"Corri par a par com um barrão selvagem, sobrepujei-o,agarrei-o e fi-lo em
pedaços. Um leopardo atacou meu cão, em Hebron. Agarrei-o pelo rabo e atirei-o
contra as rochas, partindo-o em dois pedaços. Agarrei pelos chifres um touro
bravio, que pastava nos campos, sacudi-o em círculo, atordoei-o, atirei-o ao
chão e matei-o.
Capítulo
3
1
"E quando os dois reis cananeus, acompanhados de grande número, vieram
armados sobre os nossos rebanhos,. eu corri sozinho contra o rei de Hazor,
agarrei-o, golpeei-o nas tíbias, arremessei-o ao chão c o matei. Da mesma forma
acabei também com o outro, rei de Tappuach, que vinha montado a cavalo. E assim
dispersei toda a multidão, e outro rei encontrei pela frente, um gigante, que
montado a cavalo disparava os seus projéteis para frente e pari trás.
Arremessei uma pedra df sessenta libras no cavalo, matando-o.
2
"Depois lutei por duas horas. Quebrei o seu escudo em dois, amarrei-lhe os
pés e o trucidei. Arranquei lhe a armadura; então vieram nove dos seus
companheiro; para me enfrentar. Segurei minha roupa com uma mão e comecei a
alvejá-los com pedras matando quatro deles. Os demais fugiram.
3
"E nosso pai Jacó matou Beelesath, o rei de todos os reis; este tinha a
força de um gigante de doze côvados. Foram acometidos de tremor; então
desistiram de lutar contra nós. Por esse motivo, quando eu estava ao lado dos
meus irmãos, nos combates, meu pai ficava livre de preocupações. Ele tivera uma
visão a meu respeito que um Anjo forte me acompanhava por toda parte, não
permitindo que eu fosse batido.
Capítulo
4
1
"No Sul, enfrentamos uma batalha ainda maior do que a de Siquém.
Preparei-me para a luta, ao lado dos meus irmãos. Persegui mil homens e
eliminei cerca de duzentos deles, bem como quatro reis.
2
"Depois escalei os muros e matei quatro heróis. Invadimos Hazor,
saqueando-a completamente.
Capítulo
5
1
"Num outro dia, marchamos contra Aretan, cidade fortificada, circunvalada
e inacessível, que nos ameaçava de morte. Eu e Gad aproximamo-nos da cidade
pelo lado norte, enquanto que Ruben e Levi aproximavam-se pelos lados sul e
oeste. Os que se encontravam sobre os muros imaginavam que nós estávamos completamente
sós, e avançaram contra nós.
2
"Os irmãos, porém, escalaram sorrateiramente a muralha com escadas, a
partir de dois pontos diferentes, e assim tomaram a cidade de assalto.
Subjugamo-la com o fio das nossas espadas; aprisionamos os que se refugiaram na
torre, e em seguida incendiamos a mesma.
3 "Retiramo-nos. Homens de
Tappuach avançaram sobre os prisioneiros. Vimos isso e atracamo-nos com eles.
Foram batidos, e nós retomamos o nosso espólio.
Capítulo
6
1
"Eu me encontrava junto às águas de Kozeba, quando os de Jobel avançaram
contra nós em pé de guerra. Enfrentamo-los e os derrotamos, e também os de
Silo, seus amigos. Não passaram por nós. No quinto dia, moveram-se contra nós
os de Machir; queriam apossar-se dos nossos prisioneiros. Avançarmos contra
eles e vencemo-los numa grande batalha, pois havia entre eles grande número de
heróis. Derrotamo-los quando ainda se preparavam para o encontro.
3
"Assim, chegamos à sua cidade. As mulheres deles jogaram pedras contra nós
do topo do monte sobre o qual se assentava a cidade. Então eu e Simeão
ocultamo-nos na sua retaguarda. Assim, galgamos a elevação, e depois arrasamos
a cidade completamente.
Capítulo
7
1
"Num outro dia, foi-nos comunicado que se levantava contra nós o rei de
Gaas, com um numeroso exército. Então eu e Dan disfarçamo-nos de amoreus, e
assim entramos na cidade como amigos. Nossos irmãos aproximaram-se na calada da
noite, e nós abrimos os portões para eles. Eliminamos a todos, juntamente com
seus bens, espoliamo-los completamente, e pusemos abaixo o muro triplo da sua
cidade.
2
"Chegamos depois a Thamna, onde se encontravam todos os fugitivos dos reis
adversários. Percebendo que zombavam de nós, entrei em grande furor e avancei
uma vez mais contra eles no topo; alvejavam-me com pedras e com flechas, e se
meu irmão Dan não me tivesse socorrido, ter-me-iam matado. Nós porém avançamos
corajosamente contra eles, e todos fugiram. Foram procurar o meu pai, por outro
caminho, com o pedido de paz. E ele firmou-a com eles.
3
"Não lhes fizemos mal nenhum; pagaram-nos tributo; e nós lhes devolvemos o
espólio. Depois eu completei a construção de Thamna; meu pai construiu Pabael.
Por ocasião daquelas batalhas, eu tinha vinte anos de idade. Mas os cananeus
tinham medo de mim e dos meus irmãos.
Capítulo
8
1
"Eu possuía muitos rebanhos. O chefe dos meus pastores chamava-se Iram,
natural de Adullam. Chegando para junto dele, encontrei lá o rei de Adullam,
Parsaba. Este ofereceu-nos um banquete. Estando eu em grande ardor, ele deu-me
sua filha Batsua por mulher.
2
"E ela gerou-me os filhos Her, Onan e Sela. Dois deles o Senhor retirou.
Apenas Sela permaneceu em vida, e vós sois seus filhos.
Capítulo
9
1
"Por dezoito anos o nosso pai Jacó manteve a paz com o seu irmão Esaú, e
assim também os filhos dele conosco; voltamos da Mesopotâmia, das terras de
Labão. Decorridos outros dezoito anos, no quadragésimo ano de minha vida, Esaú,
irmão de meu pai, marchou contra nós com poderoso e forte exército. Jacó
acertou Esaú com uma flecha. Ferido, foi transportado ao monte Seir; chegou lá,
e morreu em Anoniram.
3
"Nós perseguimos os filhos de Esaú. Eles porém tinham uma cidade com muros
de ferro e portões de bronze, e assim não conseguimos penetrar nela. Acampamos
ao seu redor e a isolamos completa-mente. Dado que, passados vinte dias, não
abriam as portas, eu, sob os seus olhos, aproximei uma escada dos muros e,
protegendo a cabeça com o escudo, subi. Choviam sobre mim pedras de quase três
talentos de peso. Mas lá cheguei e matei quatro dos seus valentes.
4
"Ruben e Gad eliminaram outros seis. Eles pediram-nos a paz. Seguimos
então o conselho do nosso pai, e aceitamos a sua sujeição. Davam-nos 500
medidas de trigo, 500 litros de óleo e 1.500 litros, até o tempo em que nos
transferimos para o Egito.
Capítulo
10
1
"E o meu filho Her tomou por esposa Thamar, uma filha de Aram, da
Mesopotâmia. Mas Her foi um homem ruim. Vivia em grande turbação por causa de
Thamar, por não ser ela oriunda da terra de Canaã. E, durante a noite, foi
golpeado pelo Anjo do Senhor.
2
"Por intrigas da sua mãe, ele não se deitava com Thamar; não queria ter
filhos com ela. Então, na semana de núpcias, dei-a por esposa ao seu cunhado
Onan. Mas também este, na sua maldade, não se deitou com ela, embora já
tivessem um ano de convivência.
3
"Fiz-lhe ameaças. Então ele passou efetivamente a juntar-se com ela, mas
derramava sua semente ao chão, segundo a recomendação de sua mãe. Também ele
morreu, por sua perversidade. Eu quis então dá-la a Sela, mas sua mãe não o
permitiu. Esta tinha um mau relacionamento com Thamar, por não ser das filhas
de Canaã, como ela própria.
Capítulo
11
1
"Eu sabia que a raça de Canaã era uma raça ruim, mas a impetuosidade
juvenil cegou meu coração. Eu vi Batsua, quando servia o vinho, e estando ébrio
do vinho fiquei transtornado e deitei-me com ela, contrariando as recomendações
do meu pai.
2
"Aproveitando-se da minha ausência, Batsua foi a Canaã e trouxe de lá uma
mulher para Sela. Quando soube o que ela havia feito, amaldiçoei-a na tristeza
do meu coração, e ela morreu pela sua maldade, como seus filhos Her e Onan.
Capítulo
12
1
"Passados dois anos, a viúva Thamar soube que eu estava de partida para a
tosquia das ovelhas. Então ela enfeitou-se como uma noiva e foi assentar-se às
portas da cidade de Enaim. E costume entre os amoreus que uma recém-casada se
coloque por sete dias às portas da cidade, para fins de fornicação. Dado que eu
tinha bebido muito vinho, não a reconheci. Iludiu-me a sua beleza, com o adorno
das suas vestes:
2
"Então encaminhei-me até ela e disse: "Quero deitar-me contigo".
Ela retrucou-me: "O que me darás em troca?" Dei-lhe o meu bastão e o
meu cinto, juntamente com o diadema real. Deitei-me com ela, e ela engravidou.
Não tive consciência do que fiz; desejei matá-la. Então secretamente ela mandou
entregar-me os penhores; fiquei profundamente envergonhado. Mandei chamá-la e
ouvi dela as palavras intimas que lhe dissera enquanto embriagado me deitava
sobre ela.
3
"Eu não podia matá-la; eram coisas de Deus. Mas perguntei-lhe se por acaso
não agira ardilosamente, colocando outra mulher em seu lugar. Nunca mais a
procurei, em toda a minha vida. Pratiquei uma coisa abominável em Israel. As
pessoas da cidade esclareceram que não existia nenhuma prostituta às portas;
ela viera de outro lugar, e só esteve assentada por pouco tempo junto ao
portão. Eu imaginava também que fosse desconhecido o fato de eu ter estado com
ela.
4
"Depois, por causa da fome, dirigimo-nos a José, no Egito. Eu tinha
quarenta e seis anos de idade, e lá permaneci por setenta e três anos.
Capítulo
13
1
"Agora, meus filhos, prestai atenção ao que vou dizer-vos! Guardai todas
as minhas palavras! Observai todos os mandamentos do Senhor! Não sigais os
vossos desejos e não vos comporteis, na leviandade do vosso coração, segundo os
vossos apetites! E não vos vanglorieis dos atos de bravura da vossa juventude!
Também isso é um mal aos olhos do Senhor.
2
"Eu me gabava que, nas batalhas, jamais deixei-me transtornar pelo rosto
de uma mulher bonita. Cheguei a injuriar o meu irmão Ruben por causa de Balla,
mulher do meu pai. Depois despertou em mim o espírito da volúpia e da luxúria,
a ponto de juntar-me com a Cananéia Batsua, e depois com Thamar, esposa dos
meus filhos! Eu dizia ao meu sogro: `Desejo primeiro consultar-me com o meu
pai; só depois tomarei a tua filha'.
3
"Com isso ele ficou contrariado. Mostrou-me então um tesouro imenso de
ouro, no nome de sua filha; ele era um rei. Mandou que ela se enfeitasse de
ouro e pérolas, e que no banquete o vinho fosse servido pela beleza das
mulheres. O vinho esgazeou os meus olhos; o desejo obscureceu o meu coração.
4
"Levado pelo amor e pela paixão, fui a ela e tomei-a por mulher,
transgredindo o Mandamento do Senhor e do meu pai. Mas o Senhor retribuiu-me na
medida dos ardores do meu coração; não tive alegria com os filhos que ela me
deu.
Capítulo
14
1
"Não vos embriagueis com o vinho, meus filhos! O vinho desvia o
entendimento da Verdade, suscita cóleras e deixa os olhos transtornados. O
espírito da luxúria tem no vinho um servidor para a sensualidade; juntos,
roubam as forças do homem. Quando alguém toma vinho até embriagar-se, dirige o
seu espírito para a volúpia, por meio de pensamentos impuros, excita o corpo
para o coito, e estando ao alcance o objeto do desejo, comete o pecado sem
sentir vergonha.
2
"Assim é com o vinho, meus filhos; pois o embriagado não tem temor. Também
a mim ele seduziu; não me envergonhei perante o povo da cidade. Aos olhos de
todos, afastei-me com Thamar para deitar-me com ela, cometi um grande pecado,
revelei a vergonha dos meus filhos.
3
"Após ter bebido vinho, não temi o Mandamento de Deus; tomei por mulher
uma Cananéia. Quem toma vinho, meus filhos, deve ter muito discernimento. O
discernimento no prazer de beber vinho consiste em que só se o tome enquanto se
conserva o senso de vergonha. Quando se ultrapassa esses limites, o espírito da
perversão acomete o entendimento. Faz com que o ébrio pronuncie palavras
indecentes e se comporte escandalosamente, sem pejo algum; ao contrário,
gaba-se do vexame e imagina estar fazendo boa figura.
Capítulo
15
1
"Aquele que fornica não tem consciência do que está a perder, e incorrendo
na desonra, não se envergonha. Em se tratando de um rei, priva-se ele da
realeza. Passa a ser um escravo da luxúria, segundo eu mesmo experimentei.
Entreguei o meu bastão, isto é, o suporte da minha estirpe; entreguei o meu
cinto, isto é, o meu poder; entreguei o diadema, isto é, a glória da minha
realeza.
2
"Por isso, eu fiz penitência. Não bebi mais vinho, nem comi mais carne até
a minha velhice, e privava-me de qualquer alegria. E o Anjo do Senhor
revelou-me que, desde sempre, as mulheres não dominam apenas o rei; não,
dominam também o mendigo. Ao rei tiram a glória, ao varão o poder, ao mendigo o
ínfimo apoio na sua pobreza.
Capítulo
16
1
"Tende cuidado, meus filhos, com o limite do vinho! Nele residem quatro
espíritos maus: o espírito do desejo, o espírito da volúpia, o espírito do
descomedimento e o espírito da vantagem vergonhosa. Ao beberdes vinho com
alegria, permanecei reservados e no temor de Deus! Pois no momento em que o
temor de Deus se afasta da vossa alegria, sobrevêm a embriaguez, depois a perda
da vergonha.
2
"Se quereis viver com sobriedade, guardai-vos do vinho! Então não pecareis
por palavras grosseiras, brigas, difamação e desprezo pelos Mandamentos de
Deus. Caso contrário, morrereis antes do tempo. O vinho faz revelar os segredos
humanos e divinos. Eu mesmo outrora revelei os segredos divinos e os segredos
do pai Jacó à Cananéia Batsua, não obstante a proibição divina. O vinho também
é a base da guerra e da subversão.
Capítulo
17
1
"Agora, meus filhos, exorto-vos a não amar o dinheiro e a não olhar para a
beleza das mulheres. Eu fui seduzido pelo dinheiro e pela beleza, ao desposar a
Cananéia Batsua. Eu sei que a minha descendência cairá em pecado por ambas essas
coisas, pois inclusive os sábios dentre os meus filhos deixar-se-ão transtornar
no seu pensamento. Assim, ficará apequenado aquele reino de Judá que me foi
outorgado pelo Senhor, por ter sido eu desobediente ao meu pai.
2
"Na realidade, eu nunca contrariara o meu pai sequer por uma palavra; eu
cumpria tudo o que ele dizia. E Isaac, pai do meu pai, deu-me esta bênção de
ser rei em Israel. E Jacó abençoou-me da mesma forma. Eu sei que de mim procede
a realeza.
Capítulo
18
1
"Eu li nos livros de Enoque, o Justo, todos os males que havereis de
cometer naqueles tempos derradeiros. Guardai-vos, meus filhos, da luxúria e da
cobiça do dinheiro! Escutai o vosso pai Judá! Pois tais coisas afastam da Lei
de Deus, subvertem as energias da alma, introduzem a arrogância e não permitem
ao homem ter sentimentos de bem-querer para com o seu próximo.
2
"Elas roubam a bondade da alma, oprimem o homem com desgastes e fadigas,
tiram-lhe o sono, trituram-lhe as carnes. O homem, presa desses males,
prejudica o serviço divino, não faz caso da bênção de Deus, não escuta as
palavras dos profetas e mostra má vontade em face de palavras piedosas. Pois
aquele que serve a estes dois vícios, não pode seguir a Deus; eles obnubilam a
sua alma. Pensa andar na luz do dia, quando na realidade anda na noite.
Capítulo
19
1
"A cobiça do dinheiro, meus filhos, conduz ao culto dos ídolos; o homem
seduzido pelo dinheiro chama de Deus aquilo que de forma alguma o é. Aquela
cobiça enlouquece quem a possui. Foi por causa do dinheiro que eu perdi meus
filhos, e se não fossem a mortificação da minha carne, a penitência da minha
alma, as orações do meu pai Jacó, eu teria morrido sem nenhum filho.
2
"Contudo, o Deus dos meus Pais teve misericórdia para comigo, pois fiz
tudo aquilo sem saber. O Príncipe do mal cegou-me; eu pequei como um homem,
como carne, totalmente corrompido pelo pecado. Aprendi a conhecer a minha
própria fraqueza, eu que me considerava invencível.
Capítulo
20
1
"Sabei, meus filhos! Existem no homem dois espíritos, o espírito da
verdade e o espírito do erro, e entre eles se situa o discernimento da
inteligência. Ele pode inclinar-se para onde quiser.
2
"No coração do homem serão inscritas as obras da verdade e as obras da
mentira; e ambas as coisas são do conhecimento do Senhor. Em tempo algum as
obras dos homens podem ficar ocultas, pois estão registradas em seu coração, na
presença do Senhor. O espírito da Verdade dá testemunho de tudo, tudo acusa, e
diante do seu próprio coração o pecador enrubesce, e não pode erguer o seu
rosto para o Juiz.
Capítulo
21
1
"E mais vos digo, meus filhos, amai Levi! Não vos insurjais nunca contra
ele! Do contrário, caireis na desgraça, pois Deus concedeu a mim a realeza, e a
ele o sacerdócio. Ele submeteu a realeza ao sacerdócio, e a mim Ele outorgou
todas as coisas da terra, a ele todas as coisas do céu. Assim, da mesma forma
como o céu é mais alto do que a terra, assim também o sacerdócio de Deus supera
a realeza da terra, a menos que se afaste do Senhor pelo pecado e seja dominado
pela realeza terrestre.
2
"O Anjo do Senhor falou-me: 'Eis que o Senhor escolheu a ele primeiro do
que a ti, para que d'Ele se aproximasse, comesse da sua mesa, e Lhe oferecesse
em sacrifício as primícias dos filhos de Israel. Mas tu deverás ser rei em
Jacó. Tu serás para eles como o mar. Pois assim como o mar tanto os justos
quanto os injustos são golpeados pela tempestade, uns são lançados à prisão,
outros enriquecem, assim também haverá em ti homens de toda sorte. Uns serão
completamente espoliados e irão para o cativeiro; outros enriquecerão com a
pilhagem de outrem.
3
"Os reis são como os monstros marinhos; engolem igualmente peixes e
homens. Fazem de filhos livres e de filhas livres escravos, e roubam casas,
campos, rebanhos e dinheiro. E com a carne de muitos saciam perversamente
abutres e gaviões, seguem imperturbáveis o caminho do mal, recrudescem sua
cobiça, são falsos profetas e cheios de corrupção, perseguem todos aqueles que
são justos."
Capítulo
22
1
"O Senhor permitirá que haja divisões entre vós; em Israel sempre haverá
lutas. O meu reino será destruído por povos estranhos, até que chegue a
Salvação para Israel, até que apareça o Deus justo e Jacó possa descansar em
paz juntamente com todo o mundo dos pagãos.
2 "Ele conservará o poder do
meu reino para sempre. O Senhor jurou-me que jamais tiraria a realeza da minha
estirpe.
Capítulo
23
1
"Grande é minha tristeza, meus filhos, pela luxúria, feitiçaria e culto
dos ídolos que havereis de praticar, contrariamente à realeza. Seguireis os
ventríloquos, as vozes e os demônios da ilusão. Fareis de vossas filhas
dançarinas e prostitutas, e misturar-vos-eis com as perversidades dos pagãos.
2
"Por isso o Senhor mandará sobre vós a peste, a fome, a morte e a espada,
o cerco inimigo, o insulto dos amigos, o assassinato de crianças, o rapto de
mulheres, a pilhagem dos bens, a redução do Templo a cinzas, o bloqueio do
país, a vossa escravização pelos pagãos. Estes farão diversos de vós eunucos a
serviço das suas mulheres, até voltardes para o Senhor com um coração puro e
cheio de arrependimento, cumprindo todos os seus Manda-mentos. Então o Senhor
vos procurará, cheio de misericórdia, e vos tirará dos cárceres dos pagãos.
Capítulo
24
1
"Então sairá de Jacó uma estrela que vos trará a paz. Surgirá um Homem da
minha estirpe que será como o sol da justiça; Ele habitará entre os filhos dos
homens em mansidão e justiça, e nenhum pecado será encontrado n'Ele. Eis que os
céus se abrem sobre Ele, derramando o espírito e a bênção santa do Pai.
2
"Ele mesmo derramará sobre vós o espírito da graça; vós sereis seus filhos
em verdade, e seguireis os seus Mandamentos, da manhã à noite. Este é o Rebento
do Deus altíssimo, fonte de vida para toda carne.
3
"Então luzirá o cetro da minha realeza; o Rebento florescerá da vossa
raiz. d'Ele procederá um cetro justo para os pagãos, para julgar e salvar todos
aqueles que invocam o Senhor.
Capítulo
25
1
"Então Abraão, Isaac e Jacó ressuscitarão para a vida, e eu e meus irmãos
seremos príncipes de nossas estirpes. Levi o primeiro, eu o segundo, José o
terceiro, Benjamim o quarto, Simeão o quinto, Issachar o sexto, e assim todos
sucessivamente.
2
"O Senhor dará a Levi a bênção, a mim a proteção do Anjo, a Simeão os
poderes da glória, a Ruben o céu, a Issachar a terra, a Zebulon o mar, a José
as montanhas, a Benjamim saturno, a Dan as estrelas, a Nephtali Vênus, a Gad o
sol, a Aser a lua. E vós sereis o povo do Senhor, com uma só língua. Aqui não
existirão os espíritos fraudulentos de Belial; ele será lançado ao fogo por
todos os tempos.
3
"E aqueles que morreram na tristeza, ressuscitarão na alegria. Os que se
tornaram pobres por causa do Senhor, serão feitos ricos; os que morreram pelo
Senhor, despertarão para a vida. Os cabritos de Jacó saltarão de alegria; em
júbilo voarão as águias de Israel. Os povos todos louvarão ao Senhor por toda a
eternidade.
Capítulo
26
1
"Portanto, meus filhos, observai em tudo a Lei do Senhor! Ela é uma
esperança para todos aqueles que se mantêm firmemente nos seus caminhos.
Disse-lhes depois: Vou morrer hoje sob os vossos olhos, aos cento e dezenove
anos de idade. Não me sepulteis com vestes luxuosas e não retireis minhas
entranhas. Isso é próprio dos reis. Levai-me convosco para Hebron!"
2
"E assim, após essas palavras, Judá adormeceu. E os seus filhos cumpriram
de acordo com as suas ordens, e sepultaram-no em Hebron, junto dos seus Pais.
Judá
(em hebraico: יְהוּדָה, hebraico moderno: Yəhuda, hebraico tiberiano Yəhûḏāh)
era o quarto filho de Jacó e de Léa, e a raiz hebraica de seu nome, Yah hu Dah,
é uma expressão de agradecimento a Deus. A história do homem chamado Judá
restringe-se ao relato bíblico e às fontes tradicionais do judaísmo.
Judá
teve participação na trama que visava o desaparecimento de seu meio-irmão mais
novo José. Mais tarde, Judá e seus irmãos foram ao Egito pedir alimento durante
um período de sete anos de escassez. Seu irmão, Simeão, foi mantido cativo pelo
administrador daquele país (secretamente, o próprio José), e os demais irmãos
se viram obrigados a levar em sua presença seu irmão mais moço, Benjamim. Após
estes eventos, os doze irmãos reuniram-se em paz novamente, e juntamente com
seu pai Jacó, tomaram residência na margem leste do delta do Rio Nilo.
Antes
de morrer, Jacó abençoou cada um de seus filhos. Acerca de Judá, Jacó lhe
prometeu que seus irmãos lhe prestariam homenagem, e que o cetro não se
arredaria de sua mão, e o legislador não se apartaria de seus pés, predizendo
assim o destino da descendência de Judá sobre todo Israel.
O
primeiro livro de Crônicas relata que Judá casou-se com a filha de Suá, e teve
três filhos: Er, Onã e Selá, dos quais Er e Onã vieram a falecer. Mais tarde,
Judá teve mais dois filhos com sua nora Tamar: Perez e Zerá. É dito que, a
partir destes descendentes, formou-se a tribo de Judá.
Importante
ressaltar que o termo judeu origina-se da tribo de Judá, sendo a única tribo de
Israel que foi preservada da descaracterização depois da invasão dos assírios.
Enquanto as demais tribos foram forçadamente miscigenadas com os povos pagãos,
os descendentes de Judá, preservaram suas tradições durante o exílio
babilônico. Assim, pode-se dizer que nem todos os israelitas primitivos
poderiam ser considerados judeus no sentido étnico.
O
filho mais velho de Judá e de Tamar, Perez, foi ancestral do rei Davi, quem
segundo São Mateus, foi ancestral de José, o pai de Jesus Cristo, o filho de
Deus. Por isso Jesus é citado várias vezes como “filho de Davi” ou como o “Leão
de Judá”.
Tribo
de Judá
De
acordo com a Bíblia Hebraica, a Tribo de Judá (שֵׁבֶט יְהוּדָה, Shevet Yehudah,
"Louvor") foi uma das doze tribos de Israel.
Descrição
Biblica
A
Tribo de Judá, as suas conquistas e a centralidade de sua capital em Jerusalém
para a adoração do deus Yahweh figuram proeminentemente na história
Deuteronomista, abrangendo os livros de Deuteronômio a II Reis, que a maioria
dos estudiosos concorda que foi reduzida a forma escrita, embora sujeito a
alterações e emendas exílicas e pós-exílicas, durante o reinado do reformador Judaico
Josias de 641–609 AEC.
De
acordo com o relato no Livro de Josué, após uma conquista parcial de Canaã
pelas tribos Israelitas (os jebuseus ainda mantinham Jerusalém), Josué alocou a
terra entre as doze tribos. A porção divinamente ordenada de Judá é descrita em
Josué 15 como abrangendo a maior parte do sul da Terra de Israel, incluindo o
Neguev, a Região Selvagem de Sim e Jerusalém. No entanto, o consenso dos
estudiosos modernos é que isso nunca ocorreu. Outros estudiosos apontam para
referências extra-bíblicas a Israel e Canaã como evidência para a potencial historicidade
da conquista.
Nas
palavras de abertura do Livro dos Juízes, após a morte de Josué, os israelitas
"perguntaram ao Senhor" qual tribo seria a primeira a ocupar o seu
território, e a tribo de Judá foi identificada como a primeira tribo. De acordo
com a narrativa no Livro dos Juízes, a tribo de Judá convidou a tribo de Simeão
para lutar com eles em aliança para assegurar cada um dos seus territórios
atribuídos. Como é o caso de Josué, muitos estudiosos não acreditam que o livro
dos juízes contenha uma história confiável.
O
Livro de Samuel descreve o repúdio de Deus a uma linha monárquica surgida da
Tribo de Benjamim do norte devido à pecaminosidade do Rei Saul, que foi então
concedida à Tribo de Judá para sempre na pessoa do Rei Davi. No relato de
Samuel, após a morte de Saul, todas as outras tribos, além de Judá,
permaneceram leais à Casa de Saul, enquanto Judá escolheu Davi como seu rei. No
entanto, depois da morte de Isboset, filho de Saul e sucessor do trono de
Israel, todas as outras tribos de Israel fizeram Davi, que era então o rei de
Judá, rei de um unificado Reino de Israel. O Livro dos Reis segue a expansão e
glória incomparável da Monarquia Unida sob o Rei Salomão. A maioria dos
estudiosos acredita que os relatos sobre o território de Davi e Salomão na "monarquia
unida" são exagerados, e uma minoria acredita que a "monarquia unida"
nunca existiu. Discordando desta última visão, o estudioso do Antigo Testamento
Walter Dietrich sustenta que as histórias bíblicas dos monarcas do século 10 AC
contêm um núcleo histórico significativo e não são apenas ficções tardias.
Sobre
a ascensão de Roboão, filho de Salomão, em c. 930 AEC, as dez tribos do norte,
sob a liderança de Jeroboão, da Tribo de Efraim, separaram-se da Casa de Davi
para criar o Reino de Israel (ao Norte) com capital em Samaria. O Livro dos
Reis é inflexível em sua baixa opinião de seu vizinho maior e mais rico do
norte, e compreende sua conquista pela Assíria em 722 AC como retribuição
divina para o retorno do Reino à idolatria.
As
tribos de Judá e Benjamim permaneceram leais à Casa de Davi. Essas tribos
formaram o Reino de Judá, que existiu até que Judá foi conquistada pela
Babilónia em c. 586 AC e a população deportada.
Quando
os judeus retornaram do exílio babilónico, afiliações tribais residuais foram
abandonadas, provavelmente por causa da impossibilidade de restabelecer os
antigos terrenos tribais. No entanto, os papéis religiosos especiais decretados
para os levitas e os Cohen foram preservados, mas Jerusalém tornou-se o único
lugar de culto e sacrifício entre exilados, nortistas e sulistas que voltavam.
Território
e principais cidades
De
acordo com o relato bíblico, no auge, a tribo de Judá era a principal tribo do
Reino de Judá e ocupava a maior parte do território do reino, exceto por uma
pequena região no nordeste ocupada por Benjamim e um enclave. em direção ao
sudoeste que foi ocupado por Simeão. Belém e Hebrom foram inicialmente as
principais cidades dentro do território da tribo.
O
Leão é o símbolo da Tribo de Judá. É frequentemente representado na Arte
Judaica, como esta escultura fora de uma sinagoga
O
tamanho do território da tribo de Judá significava que, na prática, ele tinha
quatro regiões distintas:
·
O Neguev (hebraico: sul) - a parte sul da terra,
que era altamente adequada para pastagens
·
A Sefelá (hebraico: planície) - a região
costeira, entre as terras altas e o mar Mediterrâneo, que foi usada para a
agricultura, em particular para grãos.
·
O deserto - a região árida imediatamente ao lado
do Mar Morto e abaixo do nível do mar; era selvagem e quase inabitável, na
medida em que animais e pessoas que não eram bem-vindas em outros lugares, como
ursos, leopardos e foras da lei, o tornavam a casa deles. Nos tempos bíblicos,
esta região foi subdividida em três seções - o deserto de Ein Gedi, o deserto
de Judá, e o deserto de Maon.
·
A região montanhosa - o planalto elevado situado
entre a Sefelá e o deserto, com encostas rochosas mas solo muito fértil. Esta
região foi usada para a produção de grãos, azeitonas, uvas e outras frutas e,
portanto, produzia óleo e vinho.
Origem
De
acordo com o Torá, a tribo consistia de descendentes de Judá, o quarto filho de
Jacó e de Lea. Alguns estudiosos da Bíblia vêem isso como um mito etiológico
criado em retrospectiva para explicar o nome da tribo e conectá-lo às outras
tribos da confederação Israelita. Com Lea como matriarca, os estudiosos da
Bíblia consideram a tribo como tendo sido acreditada pelos autores do texto
como parte da confederação Israelita original.
Como
as outras tribos do reino de Judá, a tribo de Judá está totalmente ausente da
antiga Canção de Débora, em vez de presente, mas descrita como não disposta a
ajudar na batalha entre os Israelitas e o seu inimigo. Tradicionalmente, isso
foi explicado como sendo devido ao fato de o reino do sul estar muito longe
para se envolver na batalha, mas Israel Finkelstein et al. reivindicam a
explicação alternativa de que o reino do sul era simplesmente um insignificante
reino rural na época em que o poema foi escrito.
Caráter
Conforme
representado pelos Deuteronomistas e escritores pós-exílicos, a tribo de Judá
era a principal tribo do Reino de Judá. Davi e a linhagem real pertenciam à
tribo, e a linha continuou mesmo depois da queda do Reino de Judá e seus lideres.
A crença judaica tradicional é que o Messias (judeu) será da linhagem Davídica,
baseado na promessa do Senhor a Davi de um trono eterno para a sua descendência
(Isaías 9:6–7, Jeremias 33:15-21, 2 Samuel 7:12–16, Salmos 89:35–37).
De
fato, muitos dos líderes e profetas Judeus da Bíblia Hebraica reivindicavam
pertencer à tribo de Judá. Por exemplo, os profetas literários Isaías, Amós,
Habacuque, Joel, Miqueias, Obadias, Zacarias e Sofonias, todos pertenciam à
tribo. Mais tarde, durante o Exílio Babilônico, os Exilarchs (líderes
comunitários oficialmente reconhecidos) reivindicaram a linhagem de Davídica, e
quando o Exilio terminou, Zorobabel (o líder dos primeiros judeus a retornar à
província de Yehud) também foi dito ser da linhagem Davídica, como eram
Selatiel (uma figura um tanto misteriosa) e Neemias (um dos primeiros e mais
proeminentes governadores de Yehud, nomeados por Aquemênida). Na época do
domínio romano, todos os detentores do cargo de Nasi (príncipe) depois de
Semaías, reivindicaram a linhagem davídica, através de Hilel, que segundo
rumores, tinha linhagem materna de linhagem davídica.
Em
Mateus 1:1–6 e Lucas 3:31–34 do Novo Testamento, Jesus é descrito como membro
da tribo de Judá por linhagem. Apocalipse 5:5 também menciona uma visão apocalíptica
do Leão da tribo de Judá.
Destino
Como
parte do reino de Judá, a tribo de Judá sobreviveu à destruição de Israel pelos
Assírios e em vez disso foi submetida ao Cativeiro Babilónico; quando o cativeiro
terminou, a distinção entre as tribos foi perdida em favor de uma identidade
comum. Como Simeão e Benjamim tinham sido os sócios menores do Reino de Judá,
foi Judá quem deu nome à identidade - a dos Judeus.
Após
a queda de Jerusalém, a Babilónia (atual Iraque) tornaria-se o foco da vida
Judaica por 1000 anos. As primeiras comunidades Judaicas na Babilónia começaram
com o exílio da Tribo de Judá para a Babilónia por Jeconias em 597 AC, bem como
após a destruição do Templo em Jerusalém em 586 AC. Muitos outros Judeus
migraram para a Babilónia em CE 135 após a revolta de Barcoquebas e nos séculos
seguintes.
As
tradições da Etiópia, registadas e elaboradas numa dissertação do século XIII,
o "Kebra Negast", afirmam descendência de uma comitiva de Israelitas
que retornou com a Rainha de Sabá de sua visita ao Rei Salomão em Jerusalém,
com quem ela concebeu o fundador da dinastia Salomônica, Menelik I. Tanto a
tradição Cristã como a Judaica Etíope diz que esses imigrantes eram na maioria
das Tribos de Dã e Judá; daí o lema Ge'ez Mo`a 'Anbessa Ze'imnegede Yihuda
("O Leão do Tribo de Judá conquistou "), um de muitos nomes para
Jesus de Nazaré. A frase "O Leão da Tribo de Judá conquistou" também
é encontrada no Livro do Apocalipse.
copyright©http://evang-apocrifos.blogspot.com.br/p/introducao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário